Queridos irmãos, que a graça de Cristo seja com todos. Você deve ter ouvido falar sobre a situação atual em que se encontra o Myanmar. O exército derrubou o governo eleito, prendeu líderes políticos, fechou o acesso à internet e suspendeu os voos ao país. Queremos convidá-lo a se juntar a nós em oração por esta nação. Antes, algumas informações que você precisa saber:
O que devo saber sobre o Myanmar?
Myanmar (anteriormente conhecido como Birmânia) é um mosaico vibrante e multicolorido de mais de 100 grupos de pessoas diferentes, fazendo fronteira com a Tailândia, Laos, Bangladesh, China e Índia. Foi um dos primeiros países do sudeste asiático a abraçar o budismo no século 3 a.C, embora o testemunho cristão no Myanmar remonte a mais de 400 anos.
Embora o crescimento da igreja tenha sido lento no início, hoje existem mais de 3 milhões de cristãos em Myanmar (6% da população). A maioria dos cristãos é de minorias étnicas.
O que está acontecendo atualmente?
O NLD (Liga Nacional pela Democracia), foi deposto à força em 1º de fevereiro de 2021 e os militares declararam estado de emergência de um ano. Os militares prometem realizar novas eleições em um futuro próximo, retornar ao poder compartilhado e permanecer fiéis aos acordos anteriores.
Os eventos do início de fevereiro ocorrem no contexto de décadas de tensões étnicas no país, incluindo o tratamento dispensado ao povo muçulmano Rohingya nos últimos anos. Em algumas áreas, essas tensões aumentaram recentemente. Embora isso não esteja diretamente relacionado à ação recente dos militares, ainda exige as orações da igreja.
E quanto aos cristãos?
Um cristão que tem acompanhado a mídia social birmanesa de perto nas últimas semanas, observa que tem havido uma ampla gama de respostas, mas que há duas reações principais.
Ele observa o grande senso de camaradagem nacional no movimento e que, para algumas pessoas de fé, esse fervor político os levou a fazer declarações em apoio teológico ao NLD.
Outros crentes, entretanto, afirmam que a esperança cristã não deve estar nas pessoas, mas em Cristo. Eles acreditam que o trabalho final permanece: amar a Deus e amar seu próximo como a si mesmo e orar para que Deus trabalhe em todas as áreas além disso.
Como podemos estar orando?
Usando a palavra de Deus
- Nós o convidamos a orar pelo Myanmar usando o Salmo 1-2 como guia.
Proteção
- Ore pela intervenção de Deus. Ore por proteção para os cristãos e para que a crise atual seja resolvida de uma forma que leve à paz.
- Durante este tempo, ore pelas minorias como Rohingya, Chin, Karen, Shan e Kachin para que sejam protegidas. (Já houve um surto de violência contra eles nas áreas onde vivem.)
- Ore para que Deus convença os corações daqueles líderes que estão perpetrando violência, para que se arrependam.
Testemunha
- Ore pelos detidos e suas famílias, para que ouçam sobre o amor de Cristo.
- Ore para que os cristãos do Myanmar sejam estabelecidos na palavra de Deus.
- Ore para que os cristãos do Myanmar permaneçam firmes em sua fé.
- Ore para que eles sejam fortalecidos com toda ousadia para compartilhar o evangelho.
- Ore para que Deus envie trabalhadores para a colheita.
A Igreja
- Ore para que os cristãos permaneçam firmes contra a tentação de pecar.
- Louve ao Senhor por como ele está usando esses desafios para refinar sua noiva.
- Ore para que Deus levante vozes dentro da igreja clamando por santidade e afastando outros irmãos e irmãs em Cristo do pecado. Para os crentes caminharem na liberdade que ele deu por meio de sua morte e ressurreição.
Perdão
- Ore pelas famílias daqueles que perderam suas vidas durante este conflito.
- Ore para que os cristãos do Myanmar mostrem o amor de Cristo aos seus vizinhos e até mesmo aos seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.
- Ore por proteção para os cristãos do Myanmar contra qualquer raiz de amargura ou falta de perdão em seus corações.
Sabedoria
- Ore para que os cristãos do Myanmar tenham sabedoria divina em meio a circunstâncias incrivelmente desafiadoras.
- Ore pelos cristãos do Myanmar para que não coloquem sua esperança nos mortais, mas no Senhor. (Salmo 146: 3-6).
- Ore por sabedoria para aqueles em posições de influência fora do Myanmar, enquanto eles respondem à situação lá e buscam promover a paz.
0 Comentários